sexta-feira, 31 de julho de 2015

“A metáfora da casa nova” ou “Rem(o)e(r)ndo os pontos que precisavam ser esquecidos”

Ocasionalmente, é saudável se desapegar daquelas coisas que não servem mais para nada, exceto atrair traças. Como os poemas sobre você, que eu pesco lá do fundo do baú. A tinta está fresca, mas a imagem que me invade através dos olhos é de papéis amarelados, carcomidos pela ação do tempo. Cheiram a sentimentos apodrecidos, parcialmente digeridos.

Improviso uma antologia. Leio-a em voz alta de cabo a rabo. Então rasgo os papéis, um por um, da estrofe ao verso, palavra a palavra. Desfaço os cacos na lixeira posta ao centro do quarto, e quase como num ritual, respiro, profiro palavras ininteligíveis e acendo uma fogueira imaginária.

Sentado na cama, aguardo as chamas gulosas consumirem tudo. A marcha fúnebre vem com a onomatopeia da brisa, que levanta as cinzas e parte com elas pela janela entreaberta. Avisto-as pelos ares, sintaxe embaralhada, semântica confusa, transformando você num discurso diferente a cada boca que passa, até se tornar incoerente. Satisfaço-me com a imagem, e sigo com a minha vida.

Mas o mundo é mesmo tão minúsculo, e sua rotação, tão veloz! O curso dos ventos sempre regressa para o ponto de partida, assim como o cão está para seu vômito.

No calor sufocante e desesperador do momento, sou levado a tomar medidas radicais. Finjo que tal pessoa não existe. Deleto fotos, mensagens, suas redes sociais, o telefone da agenda. Sumo. Passo ao largo dos lugares em comum. Excluo seu nome da pauta de conversa entre amigos.
Talvez por falta de um teco mais de coragem, ou por simples masoquismo mesmo, me esqueci de tomar a medida mais importante: descalçar os sapatos, virá-los do avesso e sacudi-los. Porque no fundo, no fundo, sem saber como nem por que, a gente se acostuma a colecionar certos amores marginais, que incomodam a sola dos pés como pedrinhas. Aquelas mesmas de brilhantes com as quais eu mandaria
                                                                                                                         
          




Nenhum comentário:

Postar um comentário